Fartos de perceber que raramente olhamos para os pratos da cozinha tradicional portuguesa com a atenção que eles nos merecem. Enquanto se aplaudem modernismos e se balbuciam altas gastronomias e releituras, viramos a cara às receitas tradicionais que sempre estiveram nas nossas mesas e que sempre forraram os nossos estômagos.

A Farta foi criada para falar da culinária portuguesa como ela é, do ângulo de quem rapa o tacho e vai dormir a sesta — popular até às raízes, desconfiada, reverenciada por quem nos convida para a mesa com aqueles abraços que são também, só um bocadinho, vergastadas. É sobre a forma que criámos de cozinhar, de temperar, de ir buscar ingredientes ao mundo para criar uma identidade — um comer — que é só nosso.

É sobre mesas sempre fartas: de comunhão, comunidade, de comida. Queremos mostrar os pratos mais icónicos de Portugal, contar as histórias de quem os prepara diariamente, o contexto em que são criados, disseminados, alarvados, devorados.

Estamos aqui para servir conteúdo a sério, a fundo — até nos fartarmos.

 
 

Embora a Farta tenha a sua maior expressão num calhamaço de papel mais ou menos ordenado em textos e fotos, temos a obrigação de te dizer: a Farta não é uma revista. Tampouco é um livro ou um fascículo. Quiçá se possa assimilar mais a uma fanzine, se pensarmos na herança do termo. Mas não tenho a certeza. Nós mesmos temos dificuldade em saber o que somos — é difícil ter de nos definir logo quando nascemos.

Todavia sabemos o que queremos. E queremos falar de comida portuguesa, é certo, mas a partir de um viés mais popular: de olhar com atenção o que toda a gente come nas ruas, quando se senta num tasco para pedir o prato, o fino — sai mais um, sff. Queremos identificar o que anda nas mentes e anda nas bocas. O que nos nutre e nos caracteriza. Por isso, mais do que um objeto impresso em papel e tinta, Farta é uma discussão para se ter à mesa. E que começa numa qualquer prateleira de revistas por esse mundo fora.

Boa leitura!

— Rafael Tonon

 
 

Farta é um projeto da autoria de Another Collective e Rafael Tonon. 

 


Quem se fartou connosco?

Álvaro Martino, Ana Maria Henriques, Arlei Lima, Austin Bush, BePolar Design Studio, Carlos Fernandes, Catarina Oscarina, Cláudia de Brito, Cursed Francesinhas, David Bruno, Diogo Lopes, Estúdio Cozinha, Filipe Soares, Hayley Kelsing, Helena Sofia Silva, Hugo Brito, Inês Matos Andrade, Joana Barrios, João Rodrigues (chef), João Rodrigues, José Guilherme Marques, Liliana Fontoura, Mariana Valle Lima, Marita, Min, Patarra, Patrícia Serrado, Pedro de Queirós Tavares, Pedro Lopes, Renato Cruz Santos, Ricardo Bernardo, Rival Designer Maker, Rosa Molinero Trias, Soraia Martins, Teresa Castro Viana, Tomé Morrissy-Swan, Vânia Rodrigues, Vasco Coelho Santos.